quinta-feira, 17 de março de 2011

Entrevista em Psicologia Clinica

A Entrevista Psicológica  

A entrevista psicológica é um instrumento fundamental de trabalho para o psicólogo e outros profissionais como sociólogo, psiquiatra e assistente social e se diferencia das outras formas de entrevista devido a seus objetivos puramente psicológicos (investigação, diagnóstico, terapia, etc.)
Pode ser de dois tipos fundamentais: aberta e fechada. Na entrevista aberta há uma maior flexibilidade, pois o entrevistador conduz o curso das perguntas de acordo com a necessidade e o caso, em detrimento da entrevista fechada onde tanto a ordem quanto a maneira de formular as perguntas já estão previstas e não podem ser alteradas.
A escolha entre a forma mais livre e aberta ou a forma mais fechada e pré-estruruada de entrevista se dá principalmente por suas características peculiares, para quem pretende investigar mais ampla e profundamente a personalidade do entrevistado deve optar pela entrevista aberta, já quem pretende fazer uma comparação sistemática de dados deverá optar pela entrevista fechada.
Ao pensar na estrutura da entrevista deve-se levar em consideração o problema exposto, assim como é importante associar a perspectiva histórica e uma abordagem dinâmica. Dependendo da problemática e da estrutura da personalidade do paciente, certas áreas e certos conflitos deverão ser mais explorados do que outros, concentrando-se em determinados pontos da vida do paciente que sejam potencialmente capazes de fornecer explicações para a emergência e o desenvolvimento do transtorno atual (Cunha, 2000, pág 60)
Maior ou menor ênfase pode ser dado a cada tópico de uma entrevista estruturada ou a forma de seleção das informações significativas tem que estar de acordo com o objetivo do exame, tipo de paciente e sua idade, ou, ainda, com "as circunstancias da entrevista de avaliação" (Strauss, 1999, pág 574)
A entrevista aberta pode, ainda, ser configurada de acordo com as variáveis que dependem da personalidade do entrevistado.
A entrevista psicológica pode ainda ser classificada de acordo com o número de entrevistados (individual e grupal) e segundo o beneficiário, BLEGER divide da seguinte forma:
  • Em benefício do entrevistado (consulta psicológica ou psiquiátrica)
  • Em favor dos resultados ,(pesquisa - importam os resultados)
  • Em benefício de terceiros, (instituição)
Em cada tipo de entrevista supracitada deve-se levar em consideração as distintas variáveis que entrarão em ação, como no caso da entrevista para uma instituição, as respostas do entrevistado pode ser mais tendenciosa do que em uma pesquisa anónima, por exemplo.
A entrevista psicológica (em benefício do entrevistado) é a única das três que não precisa de uma atitude motivadora marcante por parte do entrevistador, pela existência de motivos individuais por parte do entrevistado que já são auto-motivantes, o que não ocorre nas outras duas formas.
Quanto aos objetivos da entrevista psicológica podemos observar variadas formas, como:
  • Anamnese: tem por objetivo reconstruir a história do sujeito;
  • Orientação: julgar suas aptidões para uma aprendizagem
  • Seleção: Sondar as aptidõea para um emprego
  • Arguição Oral: tem por objetivo sondar seus conhecimentos
  • Entrevista preliminar a uma psicoterapia: objetiva contribuir para o diagnóstico, para a indicação e para o tratamento de sujeitos que sofrem distúrbios psíquicos e/ou relacionais;
  • Aconselhamento Psicológico: Ajudar o sujeito a enfrentar uma dificuldade pontual na existência;
  • Formação: Levar os sujeitos a uma melhor comunicação com outrem.
A entrevista pode ser solicitada pelo interessado (entrevista clínica, aconselhamento), pelo psicólogo (enquete, sondagem de opinião, estudo de mercado, pesquisa cientifica) ou por um terceiro (medico, empregador, professor)
Para Bleger(1998) "[A Entrevista psicológica] consiste em uma relação humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que está acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento"
A realização dos objetivos possíveis da entrevista (investigação, diagnóstico, orientação, etc) depende desse saber. O técnico não só utiliza a entrevista para aplicar seus conhecimentos psicológicos no entrevistado, como também essa aplicação se produz precisamente através de seu próprio comportamento no decorrer da entrevista.
A regra básica para a Entrevista Psicológica consiste em obter dados completos sobre o comportamento total do indivíduo no decorrer da entrevista.
A teoria da entrevista foi enormemente influenciada pelos conhecimentos provenientes da psicanálise, gestalt, topologia e behaviorismo.
As principais contribuições das abordagens para a teoria da entrevista:
  • Psicanálise: contribuiu com a inserção do conhecimento acerca da dimensão inconsciente do comportamento, como nas resistências, repressões, introjeção, projeção, transferência e contra-transferência.
  • Gestalt: contribuiu com a compreesão da entrevista como um todo, onde o comportamento do entrevistador é uma das partes que deve ser levada em consideração.
  • Topologia: levou a delinear e reconhecer o campo psicológico e suas leis, assim como o enfo
  • Behaviorismo: contribuiu com seu enfoque na observação e estudo do comportamento.

Nenhum comentário: